Mundo da web dramaturgia

A operetta é um gênero de espetáculo que envolve dança, música, teatro, comédia e muita diversão. Rapsódia é uma composição livre com trechos de operettas, óperas e outras obras. Aqui na Operetv você encontrará recortes da vida real com a fantasia e o colorido que te levarão à reflexão, ao entretenimento, ao riso e à emoção. Bem vindos a esta experiência dramatúrgica!

Quem somos?

A Spetáculos, produtora responsável pelo Portal Operetv, começou seus projetos em 2005 com o lançamento da novela Universitária Retrato da Lapa. Estreada em 20 de junho de 2005 no Canal Universitário de São Paulo (CNU), Retrato da Lapa atingiu êxito e abriu portas para a produtora receber o convite de produzir na webtv allTV a primeira novela da Internet.

Umas & Outras, estreada em 14 de setembro de 2005 foi apontada pela imprensa e pela Pró-TV (Associação dos Pioneiros e Incentivadores da TV Brasileira) como a primeira novela da Internet no mundo. Umas & Outras mesclou atores novatos com experientes. A novela teve supervisão do diretor Roberto Vignati, que vinha de trabalhos como Pai Herói (TV Globo – 1979), Sítio do Pica Pau Amarelo (TV Globo – 1981) e Mundo da Lua (TV Cultura – 1991) e contou com atores pioneiros da TV aberta como Patrícia Mayo e Lisa Negri.

Já em sede própria, pelo site da própria produtora, foram realizadas mais de quinze novelas e vinte webseries, algumas ganhando projeção fora da web. A novela Virados pra Lua (2008) teve cenas exibidas no programa Metrópole, da TV Cultura e Vento Norte (2009) foi transmitida via satélite pela TV Mundi.

No segundo semestre de 2008, a Spetáculos realizou sua primeira produção teatral. Quando Dorme o Vilarejo, de José Paulo Lanyi – prêmio Vladmir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2002. Quando Dorme o Vilarejo foi encenada em 10 de dezembro no Teatro São Bento (São Paulo) em comemoração aos sessenta anos da Declaração dos Direitos Humanos, tendo a ONU como principal apoiadora.

Em 2010 a Spetáculos produziu Mirante, minissérie em oito capítulos (depois transformados em longa-metragem), em parceria com a prefeitura da Estância Climática de Caconde –SP. Em 2012 foi a vez da cidade de São Gotardo – MG, onde a minissérie Cafezais foi gravada em parceria com fazendeiros e representantes da cidade.

Em 2012, através da Editora Giostri, o diretor Leandro Barbieri lançou o livro Spetáculos – A História da Pioneira em Webnovelas, com prefácio e revisão do diretor assistente Héctor Pandolfo. O livro abordou os principais momentos da trajetória da empresa que recém completava sete anos.

Em 2013, em parceria com o dramaturgo Ronaldo Ciambroni, a Spetáculos produziu e exibiu pelo Portal Operetv a werbserie Donana, inspirada na premiada peça homônima de Ciambroni. No ano seguinte, expandindo seu leque de produções, começou a produzir Especiais como As Freirinhas, que comemorou Natal, Páscoa e a Copa 2014.

Em 2015 a Operetv abriu um novo nicho de produção, as Webseries Históricas. Foram produzidas Elogio da Loucura – inspirada na obra de Erasmo de Roterdã – e A Fábula do Jornalista Lierrot – um bem humorado especial sobre grandes personalidades do século XX.

Recentemente, a produtora Spetáculos reestruturou seu portal, Operetv, e seu Canal no YouTube, exibindo suas mais recentes produções com uma nova linguagem, que mescla a experiência da vida real com a fantasia do universo das operetas. Rapsódias em um ato, em diversos atos e em atos livres como Elogio da Loucura e Voltando ao Assunto. Além dos Rapfolhetins, trechos da vida em forma de webnovela, como O Canto do Melro e Os Leões de Judá. Clique e se envolva nesta experiência!