Linda de Viver – Webnovela

 

Assista a playlist completa

Sinopse:

Pôncio, um homem muito culto e sofrido, vive como mendigo nas ruas de SP com sua amiga Amaralina. No passado, Pôncio foi roubado por sua ex-mulher e caiu na miséria. Sabe que tem uma filha, que sua esposa levou quando fugiu. Hoje essa mulher está morta e a filha, Flávia com 25 anos, vive solta no mundo.

Luciana, a esposa de Pôncio, fugiu com Otávio Blasquez. Este prometeu cuidar dela e da filha, mas se aproveitou de uma pneumonia que a menina teve e sumiu com ela no hospital. Dada como morta, Flávia (cujo nome conhecido por Pôncio é Lavínia) cresceu sem a mãe, sob proteção da freira Bernadete, irmã de Otávio que se recusou a ser cúmplice do sumiço da menina.

Flávia mora em Miami. E em uma festa conheceu o jovem John, com quem passou a noite. Na sequencia, sofreram um acidente que o matou. Sem dinheiro e perseguida pela máfia, Flávia foge para São Paulo sem ainda saber que está grávida.

No Brasil ela visita Bernadete no lar das freiras onde vivem também Irmã Abolição, Irmã Lourdes e Irmã Sofia. As freirinhas organizam todas as noites um sopão comunitário.  É através do trabalho social do convento que Flávia, sem saber, acaba conhecendo Pôncio, seu pai.

Otávio Blasquez, viúvo e milionário, é um mau caráter pai da mimada e fútil Catarina. Visitando a irmã no convento, que ele conhecerá e se apaixonará por Flávia, vendo nela semelhanças com sua falecida esposa. A obsessão que Otávio criará por Flávia, a menina que ele privou de uma família, é o centro da trama de Linda de Viver.

Ficha Técnica

Novela escrita e dirigida por Leandro Barbieri
Direção assistente de Héctor Pandolfo
Trilha Sonora: Felipe Cerquize, Caco Bocchi, Banda Cruzeiro do Sul e Xiko
Produção de Locação: Héctor Pandolfo
Imagens em Miami – Inara Santos
Imagens no Rio de Janeiro – Leandro Barbieri

Elenco:

Inara Santos – Flávia Mângata
Héctor Pandolfo – Pôncio Herrera
Magda Mieli – Amaralina do Sagrado e Kátia Helena Negreiros
Tomás España – Otávio Blasquez
Maria José Roth – Madre Abolição
Clarice Berto – Irmã Sofia
Sarah Caldas – Irmã Bernadete
Sandra Elisabet – Irmã Lourdes
Xiko – Monsenhor
Dany Butka – Catarina
Nercy Butka – Sônia
André Spoo – Barcelos
Beatriz Lababdi – Lilica
Ivete Narçay – Detetive Medeiros

Participações Especiais – Sérgio Thales, Bia Schymidt e Fernando Godoy.

Bastidores

O título da novela é uma homenagem à cantora e apresentadora Hebe Camargo, que fez da expressão “Linda de Viver” um de seus bordões.

As cenas iniciais de Flávia em Miami foram realizadas pela própria Inara Santos, que interpretava a personagem.

Linda de Viver foi romanceada e lançada em formato de livro em 2015. A apresentação do autor explica:

“Linda de Viver foi uma webnovela escrita e dirigida por mim em 2014. Produzida pela Spetáculos Produções Artísticas, estreou pelo portal www.operetv.com.br e teve 17 capítulos.

A ideia de romancear Linda de Viver surgiu quando assisti a obra pronta e acreditei que sua carga dramática caberia bem no formato literário. O livro é fiel à novela, com raras adaptações. E não abre mão do lado cômico, vital em qualquer folhetim moderno.

Linda de Viver trouxe dois elementos que eu não teria a prepotência de chamar de inovação, mas considero riscos. O primeiro é a idéia do anticasal. O romance de Otávio e Flávia caminhava na direção oposta do que se esperaria de um folhetim, substituindo o clima de paixão pelo de suspense.

O segundo elemento é a independência do núcleo das freirinhas. Mesmo participando da trama central, as personagens viviam suas próprias histórias, dando origem a um seriado exibido em paralelo à própria novela. As freirinhas, aliás, estrearam antes mesmo da novela em forma de especial de natal em 2013.

O processo de criação de Linda de Viver passou por outras novelas que produzimos. Flávia foi especialmente escrita para a atriz Inara Santos, trazendo elementos de personagem que ela interpretou anos antes na webnovela Mar Sereno. A proposta era fazer uma mocinha ainda mais forte e decidida que a anterior. Foi a própria Inara que, em viagem para Miami, gravou as cenas da festa do primeiro capítulo.  A Madre Superiora reeditava uma outra hilária freira também interpretada pela atriz Maria José Roth na webnovela Luas Azuis.  E a freirinha Irmã Sofia era sugestão da própria atriz que a interpretava, Clarice Berto, que emprestou muito de sua personalidade alegre para a personagem”.

As imagens do primeiro capítulo, em Paris, foram realizadas pela atriz Magda Mieli. Assim como o registro do Carrossel que ilustra a abertura.

O ator José Phoenix, que vive na Suíça, gravou a novela durante uma viagem ao Brasil. Dany Butka, que interpreta sua filha, é na vida real filha de Nercy Butka, que interpreta Edilene.

Jogo da Verdade tem 25 capítulos e pode ser assistida na íntegra no nosso Canal do Youtube.

Linda de Viver – Webnovela

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>